Filme | The Evil Dead (1981)



Cinco estudantes da Universidade de Michigan decidem passar um final de semana em uma casa isolada. Lá eles encontram o livro dos mortos, um documento que data da época da Babilônia e que está relacionado ao livro dos mortos egípcio. Enquanto vasculham a casa os amigos escutam em fita alguns encantamentos demoníacos, escritos no livro. A partir de então eles são possuídos por espiritos, um a um.

Trailer do filme "A Morte do Demônio" (The Evil Dead, 1981). Re-lançado como "Uma Noite Alucinante I".
Ripado da VHS original do filme "Uma Noite Aluciante I", distribuida pela Look Vídeo.



Antes de falar que esse filme é ruim e que voce prefere as merdinhas dos filmes atuais, é preciso conhecer e levar em consideração alguns fatos: primeiro, Sam Raimi dirigiu e roteirizou o filme com 21 anos quando ainda estudava cinema. Segundo ponto importante, o filme foi gravado em 16mm com o baixíssimo orçamento de 375 mil dólares, no interior de Tennessee com uma steadycam e tanto elenco quanto equipe técnica eram inexperientes em filmagens. Esses dois pontos de partida são essenciais para se descobrir o quão criativo Sam Raimi foi e como ele passou a ser um dos diretores de terror mais influentes das duas últimas décadas.


Raimi primeiramente criou um curta em 1978 chamado Within the Woods (Link do curta completo abaixo) para mostrar a alguns produtores e saber se algum deles investiria na produção de um longa-metragem. Mesmo depois de pronto, o filme continuou sem distribuidora, até que Irvin Saphiro conseguiu levar o terror ao Festival de Cannes de 1982 onde ganhou mais destaque. E depois que Stephen King fez uma crítica sobre o filme ele repercutiu ao ponto da New Line Cinema se interessar pela distribuição, e, apenas nos EUA, o filme fez 2.400,000 dólares. US$ 50 milhões foi o seu faturamento em escala mundial. No Brasil, o filme foi adquirido pela extinta Look Vídeo, que vendo o sucesso internacional trouxe o filme ao Brasil, onde também emplacou, mas com título inicial de 'Uma Noite Alucinante'. The Evil Dead teve duas continuações também cultuadas que chegaram com o mesmo título inicial, onde A Morte do Demônio era subtítulo, mas logo se popularizou e se tornou o único título.




Não se pode esperar que um filme que tenha custado tão pouco, produzido com bonecos mal feitos, animações de massinha e maquiagem de quinta categoria, tenha a qualidade técnica que outros filmes clássicos de terror tinham, até então, como O Exorcista (1973), O Iluminado (1980) ou A Profecia (1976). Mas é incrível ver como Sam Raimi soube aliar o pouco dinheiro que tinha com o sagaz roteiro, porque The Evil Dead apresenta todos os temas que ainda hoje movem a roda do gênero terror no cinema. 



Hoje nos temos o remake "A Morte do Demonio", que me faz sentir vergonha de ter assistido e de ver a molecada de hoje em dia dizer que é o melhor filme já feito sem ao menos ter conhecido, assistido ou visto o clássico The Evil Dead.

Quer assistir ou rever esse grande CLÁSSICO? Link do filme completo e dublado abaixo :)



2 comentários:

  1. Alguma noticia nova sobre a serie e a continuação de army of darkness??

  2. Então, até onde eu sei, foram encomendados dez episódios de meia hora cada um. O nome da série é Ash Vs. Evil Dead, e a ideia é mostrar os acontecimentos posteriores aos filmes.
    Bruce Campbell viverá novamente o eterno Ash e Sam Raimi, comandará o piloto e será produtor executivo da série junto com Rob Tapert. A previsão é para 2015.

    Referente ao 'Army Of Darkness 2', a um tempo já estão falando sobre essa continuação, porém não tenho nenhuma noticia recente.

Postar um comentário

A postagem em questão foi feita por livre e espontânea vontade para vocês.

Os comentários são moderados e eu respondo a todos =)
Você tem um blog? Deixa o link no final do comentário para eu conhecer.

Eae, bora conversar? Comenta aí!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...





 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...